Natal ecológico no Boqueirão

Primeiro veio a Mostra Boqueirão Legal e agora o mesmo grupo de empresários e comunidade do bairro resolveu dar mais alegria ao Natal. Foi assim que quem passou pela avenida Brasil no domingo se surpreendeu com as cores e os enfeites, que deram outro colorido ao bairro.

De acordo com Carlos Damiani, um dos empresários que idealizou a festividade, o objetivo da iniciativa foi o de fazer uma “ação de Natal, porque é uma data muito bonita, que emociona a todos. Então resolvemos fazer o Natal Ecológico Boqueirão Legal 2008, numa parceria entre os empresários, com acompanhamento do Sebrae, e auxílio do IMD (Instituto Menino Deus), que deu toda a estrutura necessária”, ressalta.

O Natal é ecológico porque toda a decoração foi feita com a utilização de garrafas pet, que, se não bem aproveitadas, podem contribuir para a poluição. “Constatamos que as grandes cidades estão sofrendo com inundações e Passo Fundo começa a sofrer com isso. Grande parte do problema é causada por garrafas pet e sacolas plásticas, que entopem bueiros. Então nós queremos mostrar que, em vez de você jogar na rua uma garrafa pet e atrapalhar a ecologia, você pode utilizar elas em enfeites maravilhosos, lindos, como estes que estão na praça”, destaca Damiani.

Simone Guedes, também empresária que apóia a ação, conta que todos trabalharam para a confecção dos enfeites, além de contarem com voluntários da comunidade e alunos e professores do IMD. “Trabalhamos manhã, tarde e noite, inclusive nas madrugadas, muitas vezes. Foram cinco semanas de trabalho direto, e mais ou menos 20 mil garrafas utilizadas”, explica Simone. De acordo come ela, a idéia é continuar com a comemoração nos próximos anos e ampliar a extensão da decoração.

Para o padre Márcio Halmenschlager, diretor da Escola Redentorista Instituto Menino Deus, além de ser um local de visitação, o grupo que idealizou o Natal Ecológico quer “que se crie o espírito natalino entre a família. Então este espaço se torna um lugar agradável, bonito e que forma a consciência ecológica”, comenta. Dessa forma, pode se transformar num local onde “a família se reúne para tomar o chimarrão e ao mesmo tempo celebrar o amor, que é o verdadeiro espírito natalino. Um dos grandes objetivos é que as famílias tenham nesse espaço o espírito de amor, de fraternidade e de partilha, para que este Menino Jesus possa nascer nas famílias”, enfatiza.

O prefeito Airton Dipp participou da cerimônia de lançamento e abertura das comemorações, realizada na tarde do domingo (23), quando destacou que “é muito importante que empresários do bairro Boqueirão tomem esta iniciativa, ornamentando o nosso canteiro central, de uma forma criatividade e inovadora”, comenta.

Para Dipp, além de atrair a população para um momento de descontração, a iniciativa poderá movimentar a economia do bairro “porque eu tenho certeza que virão muitas famílias, muitas crianças, que terão momentos agradáveis aqui”, enfatiza o prefeito.

Além da cerimônia de abertura, que contou com apresentações artísticas, no dia 28 de dezembro, quando acontece o encerramento do Natal Ecológico Boqueirão Legal 2008, acontecem novamente atividades artísticas e sorteio de brindes.